Estimativas atualizadas pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, indicam que o que o Paraná vai produzir um volume 42% menor do que o esperado no início da safra de verão 2021/2022 de grãos.
A queda acentuada se deve principalmente à redução no potencial da soja, que ocupa 90% da área plantada de grãos no Paraná. O volume previsto atualmente para essa cultura é 45% menor do que a estimativa inicial.
O levantamento do Deral confirma que as adversidades climáticas afetaram de forma significativa a produção da primeira safra de soja. Cerca de 19% do total previsto para a safra já foi comercializado pelos produtores, no mesmo período do ano passado, quando o Paraná tinha uma produção mais expressiva, os agricultores já tinham comercializado 45% do volume.
O relatório mostra ainda perdas na primeira safra de milho. A expectativa do Deral é que sejam produzidas 2,76 milhões de toneladas, número 35% inferior à expectativa inicial, que era de 4,26 milhões de toneladas
A produção esperada para a primeira safra de milho é de 2,76 milhões de toneladas, cerca de 1,5 milhão a menos em relação à expectativa inicial. A segunda safra de milho apresenta um cenário mais favorável e o plantio avançou nesta semana para 38% da área prevista.
24 de fevereiro de 2022 / AEN PR/ Brasil
https://www.aen.pr.gov.br